Biografia do Mourinho

Biografia de José Mourinho

Aquele que é o melhor treinador do mundo é português. Amado por muitos, odiado por tantos outros; afinal, personalidades fortes têm sempre estas duas vertentes. Mas numa coisa é necessário sermos unânimes: o que o Mourinho faz como treinador, faz bem e merece os méritos que recebe. Mas afinal como começou esta carreira de sucesso? Qual o percurso que o Special One percorreu até chegar onde chegou?

Dados Gerais

Apesar de não fornecer informações muito interessantes, esta parte é apenas para dar a conhecer os dados pessoais de José Mourinho, ou melhor, José Mário dos Santos Mourinho Félix. Nascido em 26 de Janeiro de 1963 e tendo, portanto, 48 anos de idade, viveu a sua infância e juventude em Setúbal, terra onde nasceu. Filho de Félix Mourinho (que foi, em tempos, guarda-redes do União de Leiria e, mais tarde, também treinador de futebol) e de Maria Júlia (a qual não incentivou muito o seu interesse por futebol em pequeno).

Infância e Juventude

Viveu sempre com um pé no relvado e outro na escola. Apenas com 10 ou 11 anos de idade, Mourinho já sabia muito sobre os jogadores da altura. Por volta dos seus 16 anos, era o seu pai na época guarda-redes, interessava-se muito pelo futebol, pelas tácticas e até pelas conversas de balneário que por vezes escutava.

Chegou mesmo a ajudar o clube do pai. Numa altura em que um jogo era definitivo para a passagem ou não para a primeira divisão, Mourinho passou uma semana a assistir aos treinos do adversário, a estudá-lo. A verdade é que as suas observações e conclusões foram boas já que o objectivo foi alcançado.

Quem não gostava muito do grande interesse do filho por futebol era a sua mãe. Principalmente porque apesar de jogar bem, José Mourinho não era um grande jogador e, por isso, seus pais queriam que ele se preocupasse primeiro com os estudos e depois com a bola. Conselho que este seguiu, licenciando-se no Instituto Superior de Educação Física.

Vida Profissional

Como Jogador

Mesmo não sendo a sua ”especialidade”, (como se veio a comprovar mais tarde) Mourinho chegou a jogar futebol, tendo começado pelos iniciados do Grupo Desportivo e Recreativo “O Sindicato” de Setúbal e pelos juniores do Belenenses. Mais tarde jogou nos seniores do Rio Ave, passando também pelo Sesimbra e novamente pelo Belenenses. Mas, vendo que nunca seria uma grande estrela, desistiu de ser jogador. Além disso, chegou ainda a ser professor de educação física numa escola em Alhos-Vedros.

Como Treinador

A desistência de ser jogador de futebol abriu portas para a carreira que o iria fazer brilhar. Foi na década de noventa que se estreou como treinador adjunto de Manuel Fernandes no Estrela da Amadora. Mas foi com Sir Bobby Robson que Mourinho mais evoluiu e com o qual pode começar a trabalhar no estrangeiro. Começou como treinador adjunto do inglês no Sporting, mudou-se para o Futebol Clube do Porto quando esse também foi para lá e mais tarde foi para Barcelona. Só deixou a companhia de Bobby Robson quando este foi contratado por outro clube mas Mourinho preferiu permanecer com o novo treinador do Barcelona, Louis Van Gaal. O facto de ter começado como treinador adjunto deu-lhe a “bagagem” para mais tarde estar no comando de grandes equipas, como todos sabemos. Além disso, o facto de ter treinado, mesmo como adjunto, equipas estrangeiras fez com que se integrasse com facilidade a novos países e novas realidades.

Mais tarde surge a oportunidade de ser ele a treinar uma equipa, neste caso uma equipa portuguesa, o Benfica. Após ter conseguido conquistar os adeptos do Benfica há eleições na presidência do clube e ele acaba por ser trocado por outro treinador. Mas Mourinho não ficou muito tempo sem trabalho, sendo contratado pela União de Leiria. Mas claro, o grande impulso para a sua carreira foi a entrada no Futebol Clube do Porto. As mudanças fizeram-se sentir no clube e Mourinho, após ter perdido o campeonato afirmou que isso seria ultrapassado na época seguinte. E isso realmente aconteceu. Mais ainda, já que, com o FC do Porto, Mourinho conquistou duas vezes o Campeonato Português, a Taça de Portugal, a Supertaça Portuguesa, a Liga dos Campeões da Europa e a Taça UEFA. Com isto, Mourinho não só mostrou o quão bom estava a ser o seu trabalho, mas também fez um clube português ganhar a Taça UEFA pela primeira vez.

Com tantas vitórias acabou por chamar a atenção do estrangeiro e foi contratado pelo Chelsea FC. Os feitos repetiram-se: ganhou duas vezes o Campeonato Inglês, a Taça de Inglaterra, a Supercopa da Inglaterra e a Taça da Liga Inglesa. É de notar que o Chelsea não conseguia ganhar o campeonato já há 50 anos. Mas nem esse feito fez José Mourinho permanecer aí, sendo que muitos dizem que o trabalho do treinador, apesar de bem pago, não foi valorizado pelo clube.

Mas, após os rumores, confirmou-se que Mourinho iria treinar a equipa do Inter de Milão. Tal como já havia feito ao ir treinar os outros clubes, levou a sua equipa técnica com ele. Os feitos repetiram-se e em Itália, Mourinho ganhou o Campeonato por duas vezes, a Copa Italiana, a Supercopa e a Liga dos Campeões. Com isto, Mourinho foi o primeiro treinador a ganhar o campeonato nacional, uma taça e uma competição europeia por duas vezes. A primeira fê-lo com o FC do Porto em Portugal e passados 6 anos conseguiu o mesmo, em Itália, com o Inter de Milão. Mas Mourinho não se ficou por Itália, estando actualmente a treinar o melhor clube do mundo, o poderoso Real Madrid.

No seu primeiro ano à frente do Real Madrid, José Mourinho conquistou a Taça do Rei frente ao eterno rival Barcelona, com um golo de Cristiano Ronaldo no 1º tempo do prolongamento. No dia 22 de Julho de 2011, para além de treinador, José Mourinho passou a acumular as funções de director desportivo do Real Madrid, aumentando assim o seu poder no clube merengue. E com certeza não se vai ficar por aqui.

Uma Lição para Todos Nós

Mourinho é uma pessoa de personalidade forte que seguiu os seus sonhos e foi bem-sucedido. Conseguiu levar para fora o prestígio nacional que de outras formas tem dificuldade em sair. A sua dedicação é uma lição para nós porque todos devem seguir o que gostam. E quando se fecha uma janela (como no caso de Mourinho, quando viu que não seria grande jogador), abre-se uma porta. Esforço e dedicação são palavras-chave para o sucesso de qualquer pessoa.

Prémios individuais

  • Treinador do Ano (UEFA): 2003
  • Equipa do Ano, Treinador do Ano (UEFA): 2003, 2004, 2005
  • IFFHS Melhor treinador do Mundo (3): 2004, 2005, 2010
  • Melhor Treinador do Ano (World Soccer): 2004, 2005, 2010
  • Onze d’Or, Treinador Europeu do Ano (1): 2005
  • Personalidade do Ano, Treinador do Ano (BBC Sports): 2005
  • Treinador do Ano (FA Premier League): 2004/2005, 2005/2006
  • Treinador do Mês (FA Premier League): Novembro 2004, Janeiro 2005, Março 2007

44 Responses to “Biografia do Mourinho”

  1. Gostariamos de rectificar o seguinte:
    O José Mourinho, não começou a jogar futebol nos juniores do Belenenses, conforme é dito, mas sim, no Grupo Desportivo e Recreativo “O Sindicato” de Setúbal, como atleta juvenis.
    Obrigado pela vossa atenção.
    Saudações desportivas.

  2. Muito obrigado pela rectificação, vamos desde já efectuar a alteração!

  3. Clebes Vaz da Silva 13 de Janeiro de 2011 a 21:43

    Um cara que em 10 anos ganhou 2 campeonatos postuguês, 2 ingles , 2 italianos e 2 champions temos que tirar o chapéu. É fato que sempre dirigiu grandes elencos mais o cara é realmente Special One. Ele precisa disputar uma copa do mundo por portugal ou pelo Brasil.

  4. Tenho a certeza que um dia o José Mourinho vai ser campeão do mundo de selecções! :)

  5. As vezes pergunto o pq da maioria dos portugueses não gostarem dum homem que leva o nome de Portugal ao mais alto nível? Será por inveja do que ele ganha, olha sou angolano português e digo de coracao eu tiro o chapéu a esse homem e duma intelegencia fora de ser respeitem o homem caros portugueses deixem de ser parvos

  6. Que sarcasmo, que un Portugués haga campeón al Real Madrid, que representa las esencias del Imperio Español, que saqueo Portugal en 1580 hasta 1640

  7. ola a todos gostaria de tirar uma duvida se o treinador actual do F.C.PORTO “villas boas”ja foi treinador adjunto do JOSE MOURINHO?agradeço a resposta e aproveito para dizer que “MOURINHO”e de longe o melhor treinador do mundo um orgulho para o futebol portugues e para todos os portugueses..PARABENS MOURINHO

  8. Olá Joel!

    Sim o André Villas Boas, foi treinador adjunto do José Mourinho durante várias épocas.

  9. Mourinho é único por aquilo que fez e mesmo que um dia não consiga atingir os objectivos pretendidos contia a ser um dos melhores do mundo

  10. Gostaria de saber onde o José Mourinho tirou o curso de treinador

  11. Julio Armando Caleis 19 de Março de 2011 a 7:26

    Olá pessoal, sou angolano e escrevo apartir de Benguela. Com todos estes factos quase que não há argumentos;é mesmo o melhor técnico do mundo e contra tudo e todos consagrar-se-à de novo compeão europeu pelo Real Madrid este ano.
    Uma pergunta. A esposa de Mourinho é angolana?

  12. Gostaria de saber como contactar José Mourinho por carta ou e-mail.

  13. Oi pessol,sou moçambicano,fã incondicional de Mourinho pelo grande trabalho que tem feito a nível de vários campeonatos de renome europeu.É um grande treinador e muito talentoso.Força Mourinho pk os entendedores do bom futebol estão consigo.

  14. Orlando Augusto Stock 7 de Maio de 2011 a 16:53

    Não tenho dúvidas que Mourinho caminhará para ser um dos maiores treinadores de futebol de todos os tempos.ele até pode ultrapassar grandes técnicos como Johann Cruyff,Rinus Michels ou até Alex Ferguson em número de títulos.

  15. Ola pessoal, sou Angolano de Luanda(Samba) gostava simplesmente de dizer que na minha optica Mourinho é o melhor treinador do mundo de todas as épocas, devido as grandes victórias que tem alcasado.portanto força e tudo de bom para ele.

  16. Olá, sou italiana e interista.
    José Mourinho é o melhor treinador do mundo. Parabéns José!!!
    Paola1963

  17. gotaria que mourinho fosse o meu treinador

  18. Boas
    Acho José Mourinho Fantastico ,talvez das poucas coisas de que um português tem orgulho de comentar , mas gostaria de chamar a atenção para o seguinte , os anos que o Jose Mourinho passou como treinador dos iniciados do Comercio industria de Setubal , foram completamente esquecidos foi nessa altura que o Mourinho iniciou a carreira antes de ir para o Estrela da Amadora já era Treinador incrito na AFS (iniciados ) .

  19. Gostaria de parabenizar ao Mourinho pela ótima atuação como técnico de futebol, espero que em breve ele torne-se treinador do selecionado portugues, pois apesar de ser brasileiro torço por nossos irmãos portugueses.

  20. Acho o Mourinho o homem mais charmoso do mundo do futebol. Ainda bem que temos portugueses assim e com este imenso talento para o futebol. :)

  21. O Mourinho é um regalo para a vista.
    Abençoado!

  22. Orlando Augusto Stock 19 de Julho de 2011 a 11:50

    Mourinho é formado em Educação Fisica no ISEF ou Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa.O seu primeiro mentor foi o conceituado professor de filosofia do desporto Manuel Sérgio.Mais tarde depois de ter concluido o curso de Educação Fisica,deu aulas como professor de ginastica na Escola Secundária Belavista em Setúbal.Algum tempo depois tirou um curso de treinador na Escócia eposteriormente foi treinador adjunto de Manuel Fernandes no Estrela de Amadora.Foi Manuel Fernandes quem apresentou Mourinho a Bobby Robson.

  23. Morinho vce é realmente e te admiro bastante.eu acho k real madrid combina com tua pessoa apenas te faltam títulos k tenho a certeza k vais conseguir.boa sorte.sou moçbicano e tou em I’bne

  24. Isto É Incrível Mas Sinceramente O Futebol Deste Homem Sempre Foi Defensivo E Sem Gosto Por Parte Dos Seus Jogadores E Até Cristiano Ronaldo O Criticou E Não Só E Quanto A Títulos Muitos Foram Um Roubo Total E Se Forem. Para Elogiar Então Eu Elogiava Pep Guardiola Do Barcelona Que Em 3 Anos Já Ganhou O Mesmo Que Mourinho. Em 12 Temporadas.

  25. Quem Foi O Único Treinador A Ganhar 6 Títulos Numa Só Época?Pep Guardiola Como Sempre E Em 3 Anos Já Ganhou O Mesmo Que Mourinho Em 12 Temporadas E Não Ganhou A Champions Há 2 Anos Porque Olegario Benquerença Roubou O Barcelona Para Favorecer José Mourinho O Que Foi Vergonhoso Para Mourinho .

  26. Boas
    Sou admirador do José Mourinho, pelo seu caracter e pela forma de encarar o futebol, gostaria de poder um dia assistir uma aula, nas varias vertentes do futebol, quer tecnico, tactico, fisico, psicologico etc, sei que vou ter uma resposta sou cabo-verdiano com uma paixão enorne pelo desporto.

  27. nijamudine abasse 8 de Dezembro de 2011 a 11:14

    Boas
    Sou um grande fã e admirador, Mourinho tu és o melhor de todos, parabéns pelo magnífico espectáculo que voce nos proporciona, tudo de bom para ti.
    Nem o Pele fez historia como voce está a fazer.
    So para finalizar dizer que a África esta com José Mourinho no coração.

  28. Ao técnico Mourinho:
    José Mourinho, ninguém tem dúvida que você o melhor técnico da atualidade, senão, um dos melhores. Por que você não ganha um jogo contra o Barcelona? O fracasso do Real Madrid diante do Barcelona não são os jogadores que você pede para contratar, mas já deve mudar o conceito de enfileirar jogadores portugueses na relação de contratações por onde você passa. Com todo respeito que tenho aos portugueses, mas contratar Fábio Quentrão, Ricardo Carvalho, Pepe e outros jogadores portugueses, exceto C. Ronaldo, não são jogadores para serem titulares nesses clubes que você passou e nem para o Real Madrid.

  29. ainda vou trabalhar com o mourinho…….

  30. Trabalho no futebol profissional no Brasil com um importante método de motivação baseado na Filosofia. Sou filósofo por formação com especialização em Filosofia Clínica. Acessando o meu site profissional, clicando no link FUTEBOL PROFISSIONAL, vocês terão uma ideia melhor e mais aprofundada acerca do meu trabalho.

  31. Gostaria de saber como mandar um email ao Jose Mourinho, por questoes de solidariedade. Obrigado. Albino Gomes
    cmsg1971@hotmail.com

  32. Caro Albino Gomes, poderá deixar aqui a sua mensagem, pois certamente José Mourinho irá ler.

  33. Gostaria de saber o email de José Mourinho

  34. Pode colocar aqui o que quer dizer a José Mourinho, provavelmente ele irá ver e responder-lhe-á.

  35. Boa tarde

    Estou a concluir o curso de treinador de guarda-redes e gostaria de saber a possibilidade de efetuar um estágio com o excepcional José Mourinho e sua equipa excepcional técnica.( se é que isso é possível)

    Atenciosamente
    Pedro Soares

  36. Maria Filomena Guimarães 4 de Abril de 2012 a 12:29

    gostaria de saber como posso fazer chegar uma mensagem a José Mourinho, quer por email ou carta ou mesmo escrevendo para o Real Madrid à atenção de José Mourinho.

  37. ola pessoal,sou mocambicana, eu adoro o mourinho … forca mourinho … tens uma personalidade muito forte , mesmo quando perdes , sabes como lidar com a situação … beijos

  38. samuel r. andrade 26 de Abril de 2012 a 11:37

    Jose mourinho melhor treinador do mundo. ainda bem que os portugueses falam uma realidade em futebol. para mim também o cristiano é melhor jogador do mundo de todos os tempos. eu sou um adepto de fcp. do fundo do meu coracao. samuel relva fogo cabo verde

  39. José Mourinho é o melhor tecnico de futebol ja existente e por isso comando o melhor time de futebol ( Real Madrid ) , que tem varias estrelas como jogadores , muito obrigado , graças a você agora eu sei que o Mourinho , não teve uma carreira muito boa como jogador de futebol , mais tem uma como treinador , abração a todos .

  40. teve jose mourinho estudos futebolisticos, andou na universidade, tirou algum curso?

  41. teve jose mourinho estudos futebolisticos, andou na universidade , tirou algum curso?

  42. porque escolheu esta profissão

  43. gostaria de saber como posso fazer chegar uma mensagem a José Mourinho, quer por email ou carta ou mesmo escrevendo para o Real Madrid à atenção de José Mourinho. É UM SONHO QUE EU ADORAVA CONCRETIZAR :) PORFAVOR!!!!!!!!

">

Real Madrid

Notícias – José Mourinho

Comentários Recentes